Detlef Blöcher, cientista cristão da Alemanha, realiza palestra sobre Ciência e Deus na UFPB

Figura 1 Divulgação da palestra “Ciência e Deus: estão mesmo divorciados?” – ACEU

Na última quarta feira, 17/04, Foi realizada a palestra intitulada “Ciência e Deus: estão mesmo divorciados?” proferida pelo Dr. Dr. Detlef Blöcher, Phd em física pela universidade de Frankfurt na Alemanha.

O evento aconteceu no auditório da reitoria da universidade Federal da Paraíba e reuniu dezenas de estudantes da UFPB e outras universidades de João Pessoa. Essa palestra é uma realização da parceria entre a ACEU (Aliança Cristã de Estudantes Universitários) e a Missão Juvep.

Em sua palestra, Dr. Detlef Blöcher contou um pouco de sua trajetória como cientista com estudos que perpassam as áreas da física, biofísica e bioquímica com estudos voltados para a medicina. Segundo Blöcher, em sua vida acadêmica, ele foi capaz de estudar e descobrir muitas coisas relacionadas ao conhecimento da ciência moderna, porém a sua maior descoberta aconteceu quando ainda era um jovem estudante obstinado seguidor dos preceitos marxistas com o sonho de transformar a sociedade, revolucionar. Ele descobriu que, o problema não estava apenas na sociedade, mas nele mesmo; e tudo que buscava o frustrava. Blöcher relata que, mesmo ainda cético, em determinado momento de sua vida ele começa a buscar ajuda em Deus, implorando por ajuda, momento em que O conhece.

Após esse breve relato, Blöcher fala sobre ciência e Deus com base em cinco áreas do conhecimento, a saber: Astronomia, Física, Bioquímica, Física Moderna e pela teoria da ciência.

Em síntese, Dr. Blöcher destacou sobre as condições para a existência do universo e da vida, como é algo bastante preciso, e como isso é um indício da existência de um criador. Neste sentido, Blöcher afirma que ciência e religião podem andar juntas nesse aspecto. Pois as descobertas científicas corrobora com o relato da criação do universo. Um link com o vídeo completo da palestra pode ser encontrado ao final desta matéria. Bem como o link da palestra com Dr. William Craig que realizada em abril de 2018.

A ACEU

A Aliança Cristã de Estudantes Universitários é uma entidade que nasceu em 2015 a partir de uma iniciativa de estudantes universitários lideres de movimentos cristãos da Universidade Federal da Paraíba, a saber, Compartilhando Vida, Cru João Pessoa (Então Alfa e Ômega), Chi Alpha, Aliança Bíblica Universitária (ABU).

Entre os principais objetivos dessa união, estão: representar a comunidade cristã evangélica no campus a nível institucional, realizar eventos em conjunto, fortificar os laços entre os grupos e movimentos cristão no campus com vistas a alcançar maior influencia não só na universidade, mas também nas igrejas.

Através dessa união, vários eventos já foram realizados tais como, o “Beba de Graça” que ocorreu em 2015 e mobilizou estudantes de todos os grupos para distribuírem copos de água e um marca página com uma mensagem evangelística ao meio dia em vários pontos estratégicos do campus, evento esse que teve grande repercussão na cidade. Também já foi realizado vigílias, luaus, confraternizações entre outros.

A parceria ACEU/Missão Juvep

Desde 2010 a Missão Juvep vem realizando o Congresso Juvep no período da Páscoa na cidade João Pessoa. Nesse evento, preletores de renome tais como D. A. Carson, William Lane Craig, Barbara Burns, entre outros, têm passado pelas plenárias. E desde o ano 2018, a missão Juvep selou um compromisso com a ACEU de levar o evento para os corredores da nossa universidade com o intuito de divulgar o seu evento, bem como levar um evento de alto nível para o contexto acadêmico. Em 2018, tivemos a oportunidade de receber em nossa universidade o Dr William Craig, famoso cientista cristão com vários livros e artigos publicados sobre ciência e fé.

Oramos para essa parceria continue cada vez mais forte a fim de que estudantes e todos aqueles que percorrem os corredores de nossa universidade seja alcançado pela união de nossos grupos.

Link da Palestra do Dr. Detlef Blöcher
Fonte: Facebook Cru João Pessoa

Link da Palestra do Dr. William Craig
Fonte: YouTube Chi Alpha PB

 

Figura 2 Equipe de voluntário da ACEU – ACEU

 

Figura 3 palestra “Ciência e Deus: estão mesmo divorciados?” – ACEU

 

Figura 4 Palestra “Ciência e Deus: estão mesmo divorciados?” – ACEU

 


Artur Paulino é membro da  Chi Alpha na UFPB

Fotos e Banner: ACEU

Deixe uma resposta