Resenha: Praticando a Presença de Deus

capa-praticando-a-presenca-de-Deus

A descoberta mais importante de toda a minha vida é que uma pessoa pode pegar uma cabana pequena ou rude e transformá-la em um palácio, simplesmente inundando-a com a presença de Deus. Reflexões como essa abrilhantam a obra Praticando a presença de Deus: como alcançar a vida cristã profunda, a qual traz os testemunhos dos irmãos Lawrence e Frank Laubach. Com mais de 20 milhões de livros vendidos, apenas em língua inglesa, essa obra pode ser considerada um clássico da literatura cristã e tem gerado reflexão sobre a comunhão com Deus.

Uma jornada incrível

Divido em 29 capítulos, o texto conta com uma introdução e um epílogo. Do primeiro capítulo – o antegozo – ao oitavo – ajuda prática – são transcritas as cartas do norte-americano Laubach. Do capítulo nono – um simples testemunho – em diante as palavras do autor francês Lawrence inundam a obra.  Cautelosamente, os autores afirmam que a ideia de que a religião é algo enfadonho, estúpido e monótono é abominável para Deus. Sendo assim, se estamos fartos de alguma forma monótona de devoção, é provável que Deus esteja tão farto dela quanto nós. Ao longo das cartas, é notável a preocupação quanto ao crescimento na vida cristã. Defende-se que muitos não podem crescer espiritualmente porque apegam-se a penitências e exercícios específicos ao mesmo tempo em que negligenciam o amor de Deus, o qual deve ser o nosso alvo.

Embora a obra esteja repleta de frases e reflexões memoráveis, seu conteúdo perde um pouco o brilho por não fazer muitas citações bíblicas. Possivelmente, os autores poderiam ter citado mais as Santas Escrituras em seus estudos ou suas cartas. Apesar disso, é uma publicação que, sem dúvida, instiga muitas discussões e torna-se cativante para os que desejam uma maior praticidade na presença de Deus. Isto posto, trata-se de obra que merece ser lida como importante contribuição para o avanço e o desenvolvimento espiritual. Por esse ângulo, como afirmam os autores, não avançar na vida espiritual é o mesmo que andar para trás, por isso, não avançar é retroceder.

 

Detalhes do Livro

Praticando a Presença de Deus
Autores: Lawrence e Frank Laubach
Editora: DANPREWAN; 1ª Edição (1 janeiro 2018)
Número de páginas: 95 páginas
Comprar LivroComprar e-Book


Carlos Alberto da Silva Júnior é doutorando na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro da Igreja Assembleia de Deus em Campinas. Atua no ministério estudantil XA Campinas desde sua fundação.

Deixe uma resposta