Entendes o que Lês?

Quando você faz a leitura da Bíblia você entende o que ler? Essa é uma dificuldade de muitas pessoas, que geralmente não admite tal dificuldade. Mas esse não foi o caso do eunuco, alto oficial da rainha da Etiópia, que lendo o livro de Isaías foi questionado por Filipe “Entende o que lês?” e respondeu “Como posso entender se não há ninguém para me explicar?”

O livro “Entendes o que lês?” do teólogo pentecostal Gordon D. Fee e de Douglas Stuart fazem desta obra um guia para auxiliar a leitura da Bíblia com o auxílio da exegese – estudo cuidadoso e sistemático da escritura descobrindo o significado original – e da hermenêutica – interpretação, procurando a relevância contemporânea dos textos antigos.

Esse livro atende ao público iniciante que tem o desejo de estudar as escrituras com uma maior seriedade. Deste modo, o texto passa por temas como a necessidade de interpretação, tradução, contextualização do texto, a dimensão histórica, narrativas, entre outras questões.

Outra questão importante é o ensinamento, apresentado no livro, para a leitura de quaisquer gêneros literários – Narrativas do AT, Lei, Profetas, Salmos, Sabedoria, Evangelhos, Atos, Epístolas e Apocalipse – que compõem a Bíblia. Deste modo, os autores apresentam cada metodologia necessária para a leitura e estudo de cada texto bíblico.

Cada capítulo é uma verdadeira aula para quem gosta de estudar as Sagradas Escrituras. A leitura do livro deve vir acompanhada da leitura da Bíblia. Quem sabe assim, podemos cumprir aquela ordenação que está em 1 Pedro 3:15 “estejais sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós”.

 

Detalhes do Livro

Nome do Livro: Entendes o que lês?
Autor:
Gordon D. Fee e Douglas Stuart
Editora:
Nova Vida
Número de páginas: 336 páginas


Suzana Alves de Sousa é mestranda em história pela UFCG em Campina Grande. Possui o básico em Teologia pelo CETAD. Membro da Assembleia de Deus em Campina Grande. Atua no ministério estudantil XA Sertão desde 2022.

Deixe uma resposta