Resenha: Notas da Xícara Maluca

Nota da Xícara Maluca é um livro com um nome peculiar, extremamente apaixonante e requer do leitor atenção e paciência para assimilar os fatos abordados. Essa obra é fora do comum, o que dificulta resenhá-la para vocês. Contudo, vou tentar em poucas palavras descrevê-la, mas não conseguirei passar da superfície. É preciso que vocês comprem o ingresso para se aventurar pelo fantástico mundo, dentro da xícara maluca, e contemplar o mundo de outra forma.

Vivemos no mundo falado por Deus e desde o princípio Ele ainda continua a falar. Todos os dias temos novas histórias, novas perdas e conquistas, mortes e vidas. O fim é apenas o começo. Estamos inseridos em um teatro, “do tipo falado, do tipo redondo”, mas não estamos sozinhos, há um autor que rege e governa todas as coisas. Olhe com atenção, o seu cenário foi pensado em cada detalhe, nele temos: cores, texturas, aromas, sabores, risos, besouros, árvores, mar, céu, bebês, pássaros, pó, elétrons, moléculas, temos comédias, tragédias e muito mais. E Deus se revela em cada detalhe, por meio desse mundo quebrado repleto de rachaduras, totalmente esfacelado, mas também belo.

O senhor Wilson te faz refletir sobre a nossa existência e a causa dela. “Eu, uma mancha de tinta, uma personagem em um palco, um figurante em um musical, observo o cuidado e o amor, a simpatia e a empatia com que ele põe em cada traço, palavra e parte da coreografia”. Nessa história você notará o quão és pequenino diante da magnitude de Deus, no qual Ele, o autor da vida, se tornou um personagem e carregou sobre si todas as dores (Ele se fez carne e habitou entre nós). Perceberá também que mesmo diante de tamanha beleza (criada por Deus) que contemplamos diariamente, não há de ser comparada com o eterno que há de vir, tudo isso é apenas um vislumbre.

O livro é dividido em 13 capítulos, não dispostos numericamente, e neles são abordadas filosofia, teologia, biologia, física e química. O autor compartilha momentos comuns da sua vida e por meio dela faz reflexões. Sua escrita, confesso, é perspicaz. Mas Nathan D. Wilson consegue tecer as palavras de forma cativante, por isso insisto em te convidar a experimentar uma viagem maluca. E se no início não fizer muito sentido, só continua lendo, no final entenderá a intenção do caminho trilhado.

Essa obra te faz refletir sobre como somos insignificantes e o quão belo o mundo é, mas também terrivelmente esfacelado. Espero que essa leitura te estimule a olhar o mundo no ângulo certo e quem sabe de cabeça para baixo em uma “Xícara Maluca”.

 

Detalhes do Livro

Nota da Xícara Maluca
Autor:
Nathan David Wilson
Editora:
Monergismo
Número de páginas: 207 páginas
Comprar LivroComprar e-Book


Naiara Alves de Sousa é mestranda em Educação Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Membro da Assembleia de Deus em Campina Grande. Atua no ministério estudantil XA Sertão desde 2022.

Deixe uma resposta