Resenha: Talmidins na Academia

Capa Talmidim: passo a passo de Jesus.

O Pr. Ed René Kivitz, autor do livro “Talmidim: passo a passo de Jesus”, vai descrever sobre o papel dos discípulos na época de Jesus, e a sua influência no mundo teológico. Jesus, na figura do Rabi com os seus aprendizes, traz a importância do discipulado nos templos eclesiástico.

Conforme a narrativa bíblica do ministério de Jesus cabe-se ressaltar que todo cristão universitário é chamado para ser um talmidim, escolhido por Deus para a proclamação das boas novas. A universidade deixou de ser apenas um ambiente de estudo e desenvolvimento profissional, mas agora um campo de missão. Os verdadeiros discípulos são aqueles que vão além dos quatro muros da igreja, são uma extensão do amor de Cristo nas salas de aulas, no convívio social e na interação com a instituição acadêmica. O Pr. Ed René cita o seguinte versículo sobre o papel dos talmidins: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos. Mateus 28.19-20”.

Ser um Talmidim significa ser um discípulo, aprendiz, pescador de homens e fazedores de diferença. Jesus anseia ser o Rabi que ensinará aos seus, os preceitos da humildade e da mansidão que conduzem ao caminho da salvação, pois o seu fardo é leve e o seu julgo suave, e os discípulos não estão sozinhos na trajetória, mas são guiados pelo Espírito Santo. Tornar-se um discípulo não é assumir um cargo, ou deter uma determinada função, ser discípulo é transformar o seu caráter conforme a imagem de seu mestre, esse é o desejo de cada talmidim, ser igual ao seu Rabi.

Nota-se nos evangelhos que Jesus não trabalhou isolado, ele escolheu doze apóstolos para o auxiliarem em seu ministério e os ensinou a serem futuros pregadores do evangelho e despenseiros da graça. É interessante observar as características dos homens selecionados por Jesus. Entre todos os doutores, mestres, fariseus, autoridades, ele escolheu homens simples e de caráter duvidoso, pescadores, briguentos, pobres, leigos, orgulhosos e medrosos. No entanto, foram os responsáveis pela expansão do evangelho e experimentaram do poder derramado pelo Espírito Santo, para realizarem coisas grandiosas.

Basta olhar para Pedro, um pescador, que em uma única mensagem, 3 mil almas foram salvas, porque para Deus nada é impossível para aqueles que o buscam de todo coração e reconhecem que são dependentes dele. Quando a graça captura o ser humano, não permite mantê-lo na forma que se encontra, antes passa pelo processo da regeneração, do nascer de novo. Para ser um talmidim, é necessário nascer todos os dias, viver na expectativa da “metanoia”, a expansão da consciência. Paulo vai dizer aos romanos para não se conformarem com o mundo, mas transformá-lo pela renovação do entendimento (Rm. 12.2). Não permita-se viver preso nos alicerces do pecado, escravizado por um sistema falido, viva para liberdade, refletida no esplendor de Cristo, de uma nova vida transbordada pela graça.

Contudo, o mestre tem levantado talmidins, pautados na identidade de seu Senhor para atuarem no círculo acadêmico e universitário, local de confronto e de ideologias, porém os cristãos não se amedrontam com o campo de batalha, pois o dono da verdade absoluta, a verdade que liberta, a verdade das boas novas, a verdade da salvação, chamado Jesus Cristo, que é o grande professor, criador e detentor de todo saber, supera qualquer barreira intelectual. Os discípulos, são chamados para gerar novos discípulos, entre eles: professores, alunos, funcionários, coordenadores, que ainda estão perdidos em vãs filosofias e enclausurados no mundo de trevas, para encontrarem a maravilhosa luz e terem os olhos abertos das vendas do pecado. Este é o propósito da grande comissão, cumprir o ide de Cristo, levando a mensagem que salva, cura e liberta. Uma geração que não se conforma, mas está disposta a transformar seu ambiente de convívio na base do amor, perdão e solidariedade, para uma universidade avivada pelo poder do Espírito Santo.

 

Detalhes do Livro

Talmidim: Passo a Passo de Jesus
Autor: Ed René Kivitz
Editora: Mundo Cristão; 1ª Edição (8 novembro 2012)
Número de páginas: 384 páginas
Comprar LivroComprar e-Book


Gabrieli Marques Soares é líder do grupo Chi Alpha no campus Unisociesc, em Joinville/SC.

Deixe uma resposta