Aconteceu no Campus

Chi Alpha em Língua Francesa

Em 30 de agosto de 2015, foi criada a primeira reunião de oração em língua francesa do ministério Chi Alpha na América Latina – Chi Alpha en Français. Em celebração ao seu quinto aniversário, um culto virtual foi realizado (Figura 1). Participaram deste encontro estudantes de diferentes países, como Congo e Costa do Marfim, além de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Pernambuco, Amazonas e, obviamente, Paraíba.

Banner de celebração
Figura1: Banner de celebração

Carlos Alberto Jr., membro-fundador e atual doutorando na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), afirmou que “esse momento marca o início desta abordagem com estudantes que já estudaram na UFPB e agora se encontram em outras universidades”. Para ele, o acompanhamento destes irmãos deve ser permanente, processual e efetivo. Corroborando com esse pensamento, a recém-chegada intercambista Eudora declarou que a reunião foi boa. Ela espera aprender português e estudar Economia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A professora Dra. Mariana Sá, do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), foi a palestrante convidada para essa celebração. Assim como no ano passado (Figura 2), ela discorreu sobre as nossas origens, debatendo a importância de uma cosmovisão cristã.

Dra. Mariana Sá no Chi Alpha en Franças em 2019
Figura 2: Dra. Mariana Sá no Chi Alpha en Français em 2019

Como uma das palestrantes oficiais da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI Brasil), ela afirma que conhecer nossas origens é muito importante para uma teologia estruturante (Figura 3). Apoiando essa ideia, Mirella Cabral, licencianda em Química na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), afirmou: “No âmbito acadêmico somos questionados diariamente quanto a nossa fé, nossa comunhão com Deus e a Sua existência. Ser ensinada a ter argumentos para uma defesa das nossas ideias, além de reafirmar conceitos já pré-estabelecidos, é altamente significativo”.

Dra. Mariana Sá Chi Alpha en Français em 2020
Figura 3: Dra. Mariana Sá Chi no Alpha en Français em 2020

Quanto ao louvor, João José, graduando em Ciências Contábeis na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), ministrou as canções “A Bênção” e “Porque Ele Vive” (Figura 4). Segundo ele, o Brasil não pode perder a oportunidade de evangelizar aos estrangeiros. Todos devem estar engajados em propagar a verdade que liberta com amor.

João José e Carlos Alberto Jr durante o evento
Figura 4: João José e Carlos Alberto Jr durante o evento

Breve histórico

Em 2015, os estudantes Carlos Alberto Jr. e Héritier Subissay participaram da primeira reunião em língua francesa do Ministério Estudantil Chi Alpha na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus João Pessoa. Desde então, Deus tem abençoado essa obra, a qual nos últimos anos recebeu pessoas de mais de 10 nacionalidades.

Em 2018, o pastor Richard Zevenbergen participou da reinauguração das reuniões em língua inglesa na UFPB (Figura 5), intituladas de “Bible Study in English”. A bacharel em Tradução Rayssa esteve na liderança do projeto até 2020.

Pr. Zevenbergen no Bible Study in English em 2018
Figura 5: Pr. Zevenbergen no Bible Study in English em 2018

E aí, ficou interessado em desenvolver um projeto com os estudantes internacionais na sua faculdade?
Neste mês, a conta no Instagram @xa.amis foi criada para manter o contato com os intercambistas parceiros do ministério Chi Alpha Brasil. Para mais informações, escreva-nos: xa.amis.contato@gmail.com


Carlos Alberto da Silva Júnior é doutorando na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro da Igreja Assembleia de Deus em Campinas. Atua no ministério estudantil XA Campinas desde sua fundação.